• Rua Dr. João Colin, 1285. Sala 03 Joinville/SC
  • Horário: Seg-Sexta: 08.00 às 18.00
  • (47) 3422- 1550

  • cceg@cceg.com.br

Navegar pelo Museu da Pessoa e como navegar num Museu de Espelhos.

A internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico em meados dos anos 90. Em maio de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. O Museu da Pessoa é um museu virtual fundado em São Paulo no ano de 1991. Literalmente um museu virtual a frente do seu tempo.

E não é só nisso que se manifesta seu caráter inovador. Desde sua origem, tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O princípio do Museu da pessoa é acreditar que a história de todos tem valor, e se tem valor, deve ser transformada em conhecimento. São mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados sobre as histórias de pessoas como eu e você, histórias (aparentemente) comuns, mas em comum.

Em 22 anos de história, o Museu da Pessoa inspirou a construção de três museus fora do Brasil (Portugal, Canadá e Estados Unidos) e desenvolveu uma técnica, A Tecnologia Social da Memória, que tem sua base nas técnicas de história oral. Essa tecnologia, ajuda comunidades, organizações da sociedade civil e empresas  a construírem, organizarem e socializarem suas histórias, valorizando as experiências e os saberes das pessoas.

Sugerimos iniciar a visita com uma busca por palavra chave para se maravilhar com as infinitas possibilidades do ser humano. Ou navegue pelas histórias de uma coleção, histórias com temas em comuns, mas com caminhares tão distintos que chegam a causar espanto. Sinta empatia, repulsa, tristeza, alegria e de quebra aprenda a livrar-se de preconceitos e abrir-se para a aceitação do ser humano. A história de cada um contribuí para a história do mundo assim como nossa história se constrói pela história de cada um.

Seja humano. Comum, mas em comum, espelho de todos nós.

Tags: , , , ,

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *