• Rua Dr. João Colin, 1285. Sala 03 Joinville/SC
  • Horário: Seg-Sexta: 08.00 às 18.00
  • (47) 3422- 1550

  • cceg@cceg.com.br

Fotógrafo russo, nasceu em 1906, em Riga, desenvolvendo os seus estudos na área da Engenharia. Quando vai para Paris em 1928, dedica-se à fotografia de moda e ao retrato. Emigra para os Estados Unidos da América em 1940 onde trabalha para a revista Life. Amigo de Salvador Dali, trabalhou com o pintor em diferentes projetos durante mais de trinta anos. Este trabalho conjunto acaba por influenciar os trabalhos fotográficos de Halsman. É considerado um dos mais criativos e originais fotógrafos do século XX. Morreu em 1979, em Nova Iorque.

Um dos trabalhos de Philippe Halsman é a famosa série “Imagens de Saltos”, composta por fotografias de personalidades que ficavam dando saltos diante se sua câmera, e Salvador Dalí foi uma destas personalidades que deu pulinhos para Philippe, resultando no retrato mais famoso do Pintor espanhol: O Dali Atômico. Uma obra prima de habilidade, técnica e fantasia, no qual o artista, suas telas, móveis, gatos e água, tudo parecia estar flutuando no ar, vale ressaltar que isto em numa época onde Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagem nem eram sonhados.

O retrato foi feito no estúdio de Philippe em NY, nas fotos abaixo dá para perceber os fios que suspendem uma tela, cavalete, o banquinho, dá pra notar também a falta de uma pintura no cavalete que aparece na obra final. A esposa do fotografo segurava a cadeira, enquanto assistentes jogavam (pasmem) os gatos, outro assistente jogava água com um balde, e Dali pulava, pulava, pulava, pulava… Era preciso parar de tempo em tempo para secar o chão e acalmar os gatos. O pintor tomou vários ‘banhos acidentais’, na época escreveu o fotógrafo: “Seis horas e 28 tentativas depois, o resultado satisfaz minha busca pela perfeição… meus assistentes e eu estávamos molhados, sujos e quase que em completa exaustão, somente os gatos ainda pareciam novos.”

Tags:


Notice: Array to string conversion in /home/cceg/public_html/wp-content/themes/assurance/includes/library/functions.php on line 295

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × 3 =